INSS: Qual a idade mínima para se aposentar em 2022?

Novas regras para se aposentar após a reforma?

INSS 2022. Uma das principais mudanças que a reforma trabalhista trouxe foi o fato de que a aposentadoria por idade e por tempo de trabalho deixou de existir.

Agora o que vigora é a aposentadoria por pontos, que consiste na soma da idade do cidadão com o tempo de trabalho, ou seja, é uma regra mista entre os tipos anteriores.

Acompanhe os tópicos seguintes para compreender melhor as novas regras de aposentadoria:

INSS: Qual a idade mínima para se aposentar por idade?

Após a reforma do INSS a idade mínima de aposentadoria por idade para homens passou a ser aos 65 anos de idade, e quanto às mulheres, a idade mínima passa a ser 62 anos de idade.

Antes da reforma trabalhista as mulheres aposentavam 5 anos mais cedo do que os homens, e agora aposentam apenas 3 anos mais cedo.

Mas na hipótese de aposentadoria sem ser por idade será possível se aposentar aos 55 anos, caso tenha exercido 15 anos de atividade especial de risco.

Como se aposentar por tempo de contribuição no INSS?

A aposentadoria por tempo de contribuição deixou de existir da forma que costumava ocorrer.

Contudo, agora a metodologia de aposentadoria mais próxima ocorre dentro das regras de transição.

Atualmente o tipo de aposentadoria que substituiu o tempo de contribuição é a aposentadoria por pontos, onde exige um tempo mínimo de 35 anos de contribuição. Nessa metodologia de pontos se exige 96 pontos para se aposentar, e ele consiste na soma da idade da pessoa mais o tempo trabalhado. 

Exemplo: 70 anos de idade + 26 anos de trabalho = 96 pontos (Suficiente para se aposentar em 2021)

Porém o número de pontos exigido vai aumentar 1 por ano, até atingir 105 pontos, ou seja, chegará um momento que possuem 65 anos vão precisar ter 40 anos de trabalho ( 65+40), e as pessoas de 70 anos vão precisar ter 35 anos de trabalho.

Como solicitar o extrato de contribuição no INSS?

Para poder solicitar o seu extrato de contribuição basta acessar o portal ‘’Meu INSS’’ e acessar o extrato previdenciário CNIS. Para acessar basta realizar o login no site, assim conseguirá consultar seu extrato de contribuição.

Simular aposentadoria por tempo de contribuição

Para simular a aposentadoria por tempo de contribuição é simples, basta realizar a soma da idade do contribuinte com o tempo de trabalho. Lembrando que para ter direito a aposentadoria é preciso juntar 95 pontos nessa soma. (Idade + Tempo trabalhado = 95).

Ex: 60 anos de idade + 35 anos trabalhados = 95 pontos = direito de se aposentar.

Mas vale ressaltar que a cada ano o número de pontuação necessária aumenta um ponto, e permanecerá assim até atingir 105 pontos. Ou seja, daqui 10 anos será bem mais difícil adquirir a aposentadoria, pois vão exigir mais tempo de trabalho e mais idade.

Como solicitar aposentadoria por idade?

Para aqueles que estão dentro da regra de transição e ainda não estão dentro da aposentadoria por pontuação. Ou seja, poderão receber o benefício de aposentadoria por idade desde que tenham ao menos 20 anos de contribuição. No caso dos homens e 15 anos de contribuição no caso das mulheres.

Ou seja, é preciso ter pago ao INSS, o equivalente a 180 ou 240 meses de contribuição de acordo com o seu gênero, para que tenha direito à aposentadoria por idade. 

Vale lembrar que a aposentadoria por idade não existe mais, e apenas aqueles que estão dentro da regra de transição ainda podem se aposentar pela regra da idade.

Como solicitar aposentadoria por idade de pessoa com deficiência

Para solicitar a aposentadoria por idade de pessoa com deficiência basta comprovar a condição que gere a impossibilidade de trabalhar. Entretanto, para comprovar a deficiência o INSS realizará uma perícia médica e também uma perícia feita pelo serviço social do INSS.

Solicitar aposentadoria por idade para Trabalhador Rural

A solicitação de aposentadoria por idade do trabalhador rural segue a mesma dinâmica que a aposentadoria por idade urbana. Portanto, tendo como diferença o tempo de trabalho exigido, tendo como tempo mínimo de trabalho 15 anos, tanto para homens quanto para mulheres.

A diferença dos gêneros consiste apenas na idade. Pelo fato de exigir ao menos 60 anos de idade para os homens, e ao menos 55 anos para as mulheres.

Aposentadoria por idade (trabalhador urbano), como solicitar?

A aposentadoria por idade dos trabalhadores urbanos se trata exatamente da mesma regra da aposentadoria por idade comum.

Ou seja: o cidadão poderá receber o benefício de aposentadoria por idade desde que tenha ao menos 20 anos de contribuição. Contudo, no caso dos homens e 15 anos de contribuição no caso das mulheres.

Ou seja, é preciso ter pago ao INSS o equivalente a 180 ou 240 meses de contribuição de acordo com o seu gênero. Para que tenha direito à aposentadoria por idade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.