Auxílio Combustível: o que é, como funciona e cadastro

Sabemos que diversos produtos elevaram seu valor nos últimos meses, e dentre eles, o combustível. Desse modo, encontra-se em análise o projeto auxílio combustível. Que ainda esse ano deverá entrar em vigor em todo o território brasileiro.

Veja neste artigo o que é, como funciona e as demais informações acerca do benefício.

O que é o Auxílio Combustível?

Tal como outros auxílios oferecidos pelo Governo, o Auxílio Combustível é um valor mensal que algumas pessoas irão receber a fim de usá-lo para comprar combustível, seja gasolina, diesel ou álcool.

Sendo um valor fixo mensal, que deverá ser alterado de acordo com a alta ou baixa nos valores padrões no Brasil. Ou seja, é feita uma análise pela Petrobras, e com base nisso, é definido o valor do auxílio.

Caindo diretamente na conta ou cartão da Caixa Econômica Federal do favorecido, e segundo informações, irá beneficiar mais de 500 mil pessoas em todo o país.

Quem não deseja receber ajuda para colocar combustível, não é? Entretanto, existe um porém, nem todos hão de receber. Apenas algumas pessoas, segundo prevê a PL 535/22.

Quem tem direito a receber?

Segundo o texto descrito na PL anunciada pela câmara, o auxílio prevê uma baixa no impacto do preço dos combustíveis, fazendo com que fique mais viável para mais famílias brasileiras.

Desse modo, quem tem direito a receber o auxílio combustível, será famílias de baixa renda e motoristas profissionais, como por exemplo, os tradicionais mototaxistas.

Veja a lista das pessoas que irão receber o auxílio combustível abaixo:

  • Taxistas
  • Moto taxistas
  • Motoristas de aplicativo
  • Motoristas de vans escolares
  • Caminhoneiros

E além disso, integrantes de famílias de baixa renda que deverão receber até R$ 2.424 ou seja, dois salários mínimos. O programa terá vigência a partir do mês de outubro, caso não haja contradições.

Sendo importante estar atento aos primeiros passos do auxílio, a fim de ser um dos primeiros a estarem devidamente inscritos no projeto.

Qual o valor do Auxílio Combustível?

Embora o combustível esteja com um valor bem elevado, o projeto prevê um auxílio combustível no valor de R $250 por mês, ou R $3000 por ano e pode variar de acordo com o preço do combustível.

Trazendo para números reais, será possível a aquisição de 30 litros de gasolina com base no atual valor de mercado na maior parte das cidades do país.

Como se inscrever?

Como ainda não foi lançado oficialmente, não é possível dar o passo a passo completo de como se inscrever no auxílio combustível, entretanto, fique atento as novidades do site e logo que oficializar o projeto, serão descritas todas as informações.

Segundo métricas, o projeto será oficializado e válido a partir do dia 31 de Outubro de 2022, e desse modo, estará apto para o processo seletivo. Acredita-se que além do link de inscrição disponibilizado em processos seletivos, como vagas de emprego, haverá a chamada individual.

Isto é, através do CRAS regional, com o objetivo de alcançar e cadastrar as famílias residentes em baixa renda, como é o caso do auxílio gás. E então, o que você achou do benefício? Mudaria algo no Projeto de Lei?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.